Derek McLennan, de 47 anos, encontrou o tesouro em Dumfriesshire.
Vaso tinha mais de 100 objetos, como lingotes de prata e moedas de ouro.

Um fã de detectores de metais encontrou um tesouro viking na Escócia. Derek McLennan, de 47 anos, encontrou o tesouro há um mês, a apenas 60 centímetros abaixo do solo em Dumfriesshire, no sudoeste da Escócia.

A descoberta, que deve ajudar a esclarecer a relação da Escócia medieval com outras partes da Europa, é composta por mais de 100 objetos dos séculos IX e X, incluindo lingotes de prata, moedas de ouro, broches, pulseiras e um crucifixo também feito de prata.

O local exato da descoberta não foi divulgado por razões de segurança, mas trata-se de um edifício de propriedade da Igreja da Escócia.

McLennan, um empresário aposentado, começou a rastrear terrenos com um detector de metais há três anos e, durante este período, encontrou, além do tesouro viking, outros dois cheios de moedas medievais.

8xbet เครดิตฟรี50 แทง บอล

“É definitivamente o tesouro viking mais importante da Escócia”, declarou Stuart Campbell, diretor do Treasure Trouve Unit, o organismo público escocês que supervisiona as descobertas desse tipo.

“É muito importante não só para a Grã-Bretanha, mas para a Europa Ocidental inteira, porque é um tesouro muito incomum”, acrescentou.

8xbet

“Ele contém objetos de toda a Europa. Amuletos da Irlanda, joias da Escandinávia, joias de ouro provavelmente dos anglo-saxões e um vaso de prata carolíngio, que agora está na Alemanha”.


Vaso tinha mais de 100 objetos, como lingotes de prata e moedas de ouro (Foto: Derek McLennan & Martin McSweeney/Reuters)

Acredita-se que este vaso carolíngio, cujo conteúdo ainda não foi examinado, é cem anos mais velho do que o resto dos objetos.

“Nós não sabemos exatamente o que está no pote, mas espero que revele a quem pertencia, ou pelo menos de onde veio”, disse McLennan.

O tesouro é de propriedade da Coroa, mas McLennan receberá uma comissão por sua descoberta baseada no valor de mercado quando os objetos forem vendidos aos museus.

8xbet

Apenas o vaso poderia valer 200 mil libras (R$ 764 mil).

McLennan concordou em dividir os lucros com o proprietário do terreno onde as peças foram descobertas.

Por Da France Presse , G1 — Planeta Bizarro / 15/10/2014 08h47 – Atualizado em 15/10/2014 08h47
Fonte: http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2014/10/com-detector-de-metais-empresario-descobre-tesouro-viking-na-escocia.htm

Fale Conosco via Whatsapp
Enviar via WhatsApp